O arquivo config.cpp
é um componente essencial na criação de mods para DayZ. Ele serve como um ponto de configuração para os vários aspectos do mod, desde a definição de dependências até a configuração de itens e slots. Vamos explorar cada seção do arquivo config.cpp
para entender como ele funciona e como você pode configurá-lo corretamente.
Estrutura Básica do config.cpp
O config.cpp
é dividido em várias seções, cada uma responsável por uma parte específica do mod. Vamos começar com a estrutura básica:
class CfgPatches
{
class YourModName
{
units[]={};
weapons[]={};
requiredVersion=0.1;
requiredAddons[]={};
};
};
class CfgMods
{
class YourModName
{
dir="YourModName";
name="Your Mod Name";
credits="";
author="Your Name";
authorID=0;
version="1.0";
extra=0;
type="mod";
dependencies[]={"Game", "World", "Mission"};
class defs
{
class gameScriptModule
{
value="";
files[]={"YourModName/scripts/3_Game"};
};
class worldScriptModule
{
value="";
files[]={"YourModName/scripts/4_World"};
};
class missionScriptModule
{
value="";
files[]={"YourModName/scripts/5_Mission"};
};
};
};
};
class CfgVehicles
{
};
class CfgSlots
{
};
CfgPatches
A seção CfgPatches
define as dependências do mod e a versão mínima do jogo necessária para rodá-lo. Vamos detalhar cada elemento:
- units: Lista de unidades adicionadas pelo mod.
- weapons: Lista de armas adicionadas pelo mod.
- requiredVersion: Versão mínima do DayZ necessária para o mod.
- requiredAddons: Lista de outros mods necessários para que o seu mod funcione.
CfgMods
A seção CfgMods
é onde você define as propriedades gerais do seu mod, como nome, autor e dependências. Vamos detalhar cada campo:
- dir: Diretório do mod.
- name: Nome do mod.
- credits: Créditos do mod.
- author: Nome do autor do mod.
- authorID: ID do autor.
- version: Versão do mod.
- extra: Campo adicional para informações extras.
- type: Tipo do mod (sempre "mod").
- dependencies: Lista de dependências do mod (por exemplo, "Game", "World", "Mission").
defs
Dentro de CfgMods
, a seção defs define os módulos de script usados pelo mod:
- gameScriptModule: Define scripts relacionados ao jogo.
- worldScriptModule: Define scripts relacionados ao mundo.
- missionScriptModule: Define scripts relacionados à missão.
Cada um desses módulos possui um campo files que lista os diretórios dos scripts correspondentes.
CfgVehicles
A seção CfgVehicles
é usada para definir novos itens ou modificar os existentes. No exemplo acima, ela está vazia, mas você pode adicionar definições de itens conforme necessário.
class CfgVehicles
{
class YourItemClass
{
displayName="Your Item";
model="YourModelPath";
hiddenSelectionsTextures[]={};
};
};
CfgSlots
A seção CfgSlots
é usada para definir novos slots de inventário ou modificar os existentes. Novamente, no exemplo acima, ela está vazia, mas você pode adicionar definições de slots conforme necessário.
class CfgSlots
{
class YourSlotClass
{
name="Your Slot Name";
displayName="Your Slot Display Name";
ghostIcon="YourIconPath";
};
};
Conclusão
O arquivo config.cpp
é crucial para a configuração e funcionamento de um mod no DayZ. Entender cada uma das suas partes e como elas se relacionam é fundamental para criar mods funcionais e bem estruturados. Espero que este guia tenha esclarecido os principais aspectos do config.cpp
. Em futuros artigos, abordaremos mais detalhes sobre outras partes do desenvolvimento de mods para DayZ.
Até a próxima, e caso queiro criar seu primeiro mod, aqui tem um exemplo.