Explorando o arquivo config.cpp em Mods para DayZ

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O arquivo config.cpp é um componente essencial na criação de mods para DayZ. Ele serve como um ponto de configuração para os vários aspectos do mod, desde a definição de dependências até a configuração de itens e slots. Vamos explorar cada seção do arquivo config.cpp para entender como ele funciona e como você pode configurá-lo corretamente.

Estrutura Básica do config.cpp

O config.cpp é dividido em várias seções, cada uma responsável por uma parte específica do mod. Vamos começar com a estrutura básica:

class CfgPatches
{
    class YourModName
    {
        units[]={};
        weapons[]={};
        requiredVersion=0.1;
        requiredAddons[]={};
    };
};

class CfgMods
{
    class YourModName
    {
        dir="YourModName";
        name="Your Mod Name";
        credits="";
        author="Your Name";
        authorID=0;
        version="1.0";
        extra=0;
        type="mod";
        dependencies[]={"Game", "World", "Mission"};

        class defs
        {
            class gameScriptModule
            {
                value="";
                files[]={"YourModName/scripts/3_Game"};
            };
            class worldScriptModule
            {
                value="";
                files[]={"YourModName/scripts/4_World"};
            };
            class missionScriptModule
            {
                value="";
                files[]={"YourModName/scripts/5_Mission"};
            };
        };
    };
};

class CfgVehicles
{
};

class CfgSlots
{
};

CfgPatches

A seção CfgPatches define as dependências do mod e a versão mínima do jogo necessária para rodá-lo. Vamos detalhar cada elemento:

  • units: Lista de unidades adicionadas pelo mod.
  • weapons: Lista de armas adicionadas pelo mod.
  • requiredVersion: Versão mínima do DayZ necessária para o mod.
  • requiredAddons: Lista de outros mods necessários para que o seu mod funcione.

CfgMods

A seção CfgMods é onde você define as propriedades gerais do seu mod, como nome, autor e dependências. Vamos detalhar cada campo:

  • dir: Diretório do mod.
  • name: Nome do mod.
  • credits: Créditos do mod.
  • author: Nome do autor do mod.
  • authorID: ID do autor.
  • version: Versão do mod.
  • extra: Campo adicional para informações extras.
  • type: Tipo do mod (sempre "mod").
  • dependencies: Lista de dependências do mod (por exemplo, "Game", "World", "Mission").

defs

Dentro de CfgMods, a seção defs define os módulos de script usados pelo mod:

  • gameScriptModule: Define scripts relacionados ao jogo.
  • worldScriptModule: Define scripts relacionados ao mundo.
  • missionScriptModule: Define scripts relacionados à missão.

Cada um desses módulos possui um campo files que lista os diretórios dos scripts correspondentes.

CfgVehicles

A seção CfgVehicles é usada para definir novos itens ou modificar os existentes. No exemplo acima, ela está vazia, mas você pode adicionar definições de itens conforme necessário.

class CfgVehicles
{
    class YourItemClass
    {
        displayName="Your Item";
        model="YourModelPath";
        hiddenSelectionsTextures[]={};
    };
};

CfgSlots

A seção CfgSlots é usada para definir novos slots de inventário ou modificar os existentes. Novamente, no exemplo acima, ela está vazia, mas você pode adicionar definições de slots conforme necessário.

class CfgSlots
{
    class YourSlotClass
    {
        name="Your Slot Name";
        displayName="Your Slot Display Name";
        ghostIcon="YourIconPath";
    };
};

Conclusão

O arquivo config.cpp é crucial para a configuração e funcionamento de um mod no DayZ. Entender cada uma das suas partes e como elas se relacionam é fundamental para criar mods funcionais e bem estruturados. Espero que este guia tenha esclarecido os principais aspectos do config.cpp. Em futuros artigos, abordaremos mais detalhes sobre outras partes do desenvolvimento de mods para DayZ.

Até a próxima, e caso queiro criar seu primeiro mod, aqui tem um exemplo.